sexta-feira, 13 de maio de 2011

O MEU PROGRAMA DE INTERCÂMBIO

O primeiro passo: ver seu perfil e decidir ”O quê? Quando? Onde? Por quê?...”

Aí então, o ideal para quem quer fazer intercâmbio, é procurar uma agência que trabalha com aquele destino que se deseja ir e que também atenda ao que você está procurando! Mas cuidado! Quando você for pela sua primeira vez à uma agência, você provavelmente vai adorar, se encantar, se apaixonar pelo o que te foi mostrado! Não se precipite! Faça o orçamento em vááárias! Leve em conta aquelas por quais algum conhecidos seus já foram! Preste atenção com as agências que costumam ser as mais conhecidas, as popzinhas! Não que não sejam boas, mas que elas metem a faca muitas vezes, pode ter certeza! Taxa disso..taxa daquilo..o dólar usado na conversão..esses detalhes que parecem bobos mas que no final fazem A diferença no bolso! Muitas vezes essas agências têm parcerias com as mesmas escolas! Então, pesquise muito e pechinche!

Ah, sei que tem gente também que prefere organizar seu Intercâmbio por conta própria, sem agência nenhuma! E esses vêem os preços diretamente com as escolas e acomodações. De fato, deve sair beeeem mais barato..não sei! Com a passagem acontece o inverso, pelo que vi, com a agência eles cotam para você com tarifa de estudante, o que sai bem mais em conta!
Só que este é meu primeiro Intercâmbio, então eu particularmente não quis me arriscar e preferi ver tudo com agência mesmo, por que se der alguma coisa, eu terei assistência dela! No caso da “minha“ ainda, ela tem lojas inclusive nos locais de destino!

Bem como vocês já sabem, o meu Intercâmbio para a Nova Zelândia vou fazer atravéz da Information Planet! Até então estou adorando! Super recomendo! No meu caso por exemplo acertei TUDO com esta agência mesmo: acomodação, escola, seguro viagem, passagem e também o cartão de despesa. O engraçado que apesar da agência existir na minha cidade eu resolvi quase TUDO por e-mail, por que a cada dia ia me surgindo uma dúvida de cá, outra de lá.. e a pessoa sempre me respondia praticamente na hora! Tudo muito tranquilo e eficiente!

Bom, vamos lá, vamos ao que interessa: o meu programa de intercâmbio!
(Lembrando que as referências são para a cidade de Auckland!)

>  Acomodação
Na NZ existem diversos tipos de acomodação: Casa de família, residência estudantil, farmstay, albergue, pensão, etc.
A maioria dessas acomodações cobram Placement Fee (Taxa de Localização).

Eu, preferi ficar em residência estudantil para poder me virar mais sozinha, e ter a possibilidade de morar com gente do mundo inteiro! É uma opção que sai um pouco mais cara que casa de família por exemplo, já que o preço é praticamente o mesmo, porém essa segunda opção normalmente já oferece meia pensão, ao contrario de residência estudantil! 
O lugar em que vou morar chama-se Luau Accommodation ( ouvi falar que é de um casal de brasileiros!).






> Escola
As melhores e mais conhecidadas escolas de Inglês são: Kaplan, LSI, Embassy, Worldwide, Crown…
A que vou estudar é a EDENZ Colleges, onde além do curso, me foi cobrado também as taxas de matrícula e material. Só que peguei uma ótima promoção: pagando 10 semanas de curso, eu ganhei mais 2! Adorei!

> Passagem Aérea
As Cias aéreas que sei que fazem esse destino são Qantas (Australiana), Lan Chile e Aerolíneas Argentina, pela qual eu vou!
Como falei, paguei tarifa de estudante e pelo preço do dólar Americano normal (digo, pelo que realmente valia no dia, sem taxa extra).

> Seguro Viagem
Adorei essa opção! Dentro do Seguro Viagem (SegurViaje), além de várias assistências, ele inclui também um Seguro Médico.
Paga-se baratinho por esse seguro quando comparado aos seus valores de cobertura!

> Cartão de despesa
Sem dúvida nenhuma a melhor opção de dinheiro para se levar (além de levar um pouco em espécie por garantia) é o famoso Cartão pré – pago internacional e recarregável, Visa Travel Money- VTM, que pode ser utilizado para saques (nas ATM machines rede Plus) e compras (nos aceitos rede Visa) em mais de 200 países.

No site da própria Visa mostra as principais vantagens, e quais os bancos (e distribuidores destes) são autorizados a fazê-lo.

Ps.: Não recomendo muito fazerem o cartão com o Banco do Brasil (que inclusive começou recentemente com isso e não são todas agências que o fazem), por que, apesar da taxa de câmbio ser um pouco mais barato que nos outros bancos, para fazer o cartão é cobrado 20 dólares e em toda recarga é cobrado 3% do valor (pelo menos aqui em Brasília é assim)! Acho que acaba por sair mais caro!

Ah, e uma outra vantagem desse cartão: o IOF é somente de 0, 38%, enquanto em cartão de crédito normal é de 6, 38%!!! Diferença boa, né?

Eu to fazendo com o Banco Cotação, que cobra o dólar mais ou menos igual ao Confidence (lembrando que só pode ser carregado em  Dólar, Euro, Libra Esterlina ou Rand, e a convesão de moeda é feita na hora no país de utilização).

> Documentação
Para quem não sabe, na Nova Zelândia, até 3 meses no país não é necessário fazer visto, você só recebe um Permit (permissão de entrada) na imigração do aeroporto de lá! Mas se você pretende trabalhar, aí é claro que é preciso!
Eu, vou ficar 3 meses somente e para estudar, então só me é exigido o passaporte mesmo! Ah, nenhuma vacina é exigida!

> A chegada
É raro ser barrado no aeroporto do seu destino mas acontece! Então, para não ter que voltar para casa, preste atenção nas dicas de pessoas que já foram:
- Na imigração são exigidos a passagem de volta, a confirmação da acomodação ou endereço, o seguro saúde (ou viagem que o tenha incluso), e a matrícula da escola.
- Pode ser que peçam pra você confirmar que você tem condições de manter-se financeiramente durante o período que ficar no país. Normalmente é exigido cerca de NZ 1000,00. 
- Na entrevista, as perguntinhas básicas normalmente são : o que você vai fazer no país, por quanto tempo vai ficar e onde vai se hospedar


É isso galera, a minha viagem está toda pronta, só falta ir! hehehe

4 comentários:

  1. Belo post Camila. Quando eu decidir ir um dia pra nova zelandia sei onde ler sobre. haha

    ResponderExcluir
  2. Eeee! Obrigada!!

    Espero que todas as pessoas que lêem, estejam gostando! Que de fato ajude alguém! o/

    ResponderExcluir
  3. lindona da nikkizinhaa... amo vc! vai arrasar em NZ. Adorei a sua futura casinha, to torcendo mto por vc, quem sabe não te visito.. o/

    ResponderExcluir
  4. Eeeba!
    Vou arrasar com booooorra!

    Sabia que ja to vendo os esquemas de viajar ali ao redor..
    Austrália, ilhas Fiji, Bali...uahuahauh
    vamos ver até onde a grana vai!

    ResponderExcluir