quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BRASIL

O que uma escritora Holandesa falou do Brasil!

Leia com atenção.

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos..

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9.Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.

Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.

Bendita seja, querida pátria chamada

Brasil!



E reforço: depois que vim a Nova Zelândia e conheci povos de diferentes países, culturas, costumes...eu dou GRAÇAS A DEUS  de ser BRASILEIRA!!!!!
Aqui podemos ver que somos os mais animados, festeiros, acolhedores... SEMPRE quando nos perguntam de onde somos, fazem festa!! "Brazil? Really? Uaaau, Amazing! I'd love to go there someday...The country is so beatiful! Brazilians are so hot, kind, friendly.."


E é a mais pura verdade! ;)
Viva o meu país!!!!!!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

LIVING A NEW LIFE

‎" Morar fora do seu país não é apenas aprender uma nova língua.
Não é apenas caminhar por ruas diferentes ou conhecer pessoas e culturas diversificadas. 
Não é apenas o valor do dinheiro que muda. 
Não é apenas trabalhar em algo que você nunca faria no seu pais. 
Não é apenas conquistar um diploma ou fazer um curso diferente. 
Morar fora não é só fazer amigos novos e colecionar fotos diferentes.
Não é apenas ter horarios malucos e ver sua rotina se transformar diariamente. Não é apenas aprender a se virar, lavar, passar, cozinhar.
Não é apenas comer comidas diferentes.
Não é apenas não ter que dar satisfações e ser dono do seu nariz.
Não é apenas amar o novo, as mudanças e tambem sentir saudades de pessoas queridas e algumas coisas do seu país.
Não é apenas a distância.
Não são apenas as novidades.
Não é apenas uma nova vista ao abrir a janela. Morar fora é se conhecer muito mais. É amadurecer e ver um mundo de possibilidades a sua frente. É ver que é possivel sim, fazer tudo aquilo que você sempre sonhou e que parecia tão surreal. É perceber que o mundo está na sua cara e você pode sim, conhece-lo inteiro. É ver seus objetivos mudarem. É mudar de idéia. É colocar em prática. É ter que mudar sua cabeça todos os dias. É deixar de lado as coisas pequenas. É saber tampar seu ouvido. É se valorizar. É ver sua mente se abrir muito mais, em todos os momentos. É APRENDER A NAO CONFIAR. É se ver aberto para a vida. É não ter medo de arriscar. É colocar toda a sua fé em prática. É ter fé. É aceitar desafios constantes. É querer voltar e não conseguir se imaginar no mesmo lugar. Morar em outros paises é se surpreender com você mesmo. É se descobrir e notar que na verdade, você não conhecia a fundo algo que sempre achou que conhecia muito bem: VOCÊ MESMO!"

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

AS MAIS DO MUNDO (CURIOSIDADES)

> A rua mais inclinada do mundo “Baldwin Street”, localiza-se na cidade de Dunedin, sul da Nova Zelândia. A rua possui 350 metros de comprimento e seu declive máximo é de19 graus, ou seja, proibida para carros 1.0 !! hehe;


> Bungee Jump: Kawarau Bridge Bungy, Queenstown o mais antigo do mundo;


> Três universidades da Nova Zelândia foram consideradas as melhores do mundo:
- AUT ( Auckland);
- University of Otago ( Dunedin);
- University of Canterbury ( Christchurch);

> Classificações gerais do país em 2010:
- País mais seguro do mundo para se viver;
- A Nova Zelândia fixou na 6ª colocação na classificação de país mais feliz do mundo enquanto que o Brasil aparece em 12º na lista;
- A kiwiland foi considerada o 3ª melhor país no quesito qualidade de morte! Onde o Reino Unido levou a melhor;

> As meninas mais promíscuas do mundo se encontram na NZ!!! (Eu já cansei de ver nas baladas e na rua o quanto elas são sem noção meeeesmo)!

QUE TAL A IDEIA!?

Oiie!!!

Como vão!?!?

Eu estou na paz de Deus! Muito bem! Muito feliz! Muito realizada..mas posso continuar vivendo esse sonho por mais um pouco!?

É isso mesmo..To achando que três meses vai ser pouco! Até duas semanas atrás ainda não me via aqui mais do que esse tempo..a saudade é grande! Mas acho eles lá no Brasil me esperam, né? Já eu quando vou ter uma segunda chance de estar nesse lugar maravilhoso!? Estou AMANDO tudo o que estou vivendo aqui! É tudo muito diferente! Não da pra explicar! As pessoas que conheci aqui são muito queridas! Estão todos no mesmo barco, com praticamente o mesmo objetivo, querendo realizar o mesmo sonho e viver novas experiências! Esse mundo é muito grande! A vida é uma só! E outra, até Dezembro passa rapidinho! Já estou aqui há 1 mês e meio!!!! O tempo está voando!



Pois bem..vou tentar aplicar o Working Holiday Visa. A inscrição é dia 1º de Setembro. Os 300 primeiros estão dentro! ;) 

So, fingers crossed, please!!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

HELLO!

Oiii gente! 
Desculpem a demora para postar aqui! Não vou dizer que estou na correria, mas ando pra lá e pra cá e qnd chega a hora de usar o pc eu ja estou beeem cansada! É incrível que quando a gente se ocupa, o tempo passa rááápido! Estou aqui ha mais de 2 semanas, JÁ!!!! Estou AMANDO! 
Eu só tenho que agradecer a Deus..por todas as experiências, pelos momentos incríveis que estou vivendo, pelas pessoas ma-ra-vi-lho-sas que estou conhecendo..agradecer por TUDO! Bem já dizia minha mãe que sou uma menina abençoada! Amém! 


Está tudo muito bom! Este lugar é incrível! Auckland é super multicutural, gente do mundo INTEIRO! O país é lindo! As viagens já valem a pena pela paisagem! Não tem lugar feio aqui! 


Sexta passada já fiz uma trip: Rotorua, Taupo e Waitomo Caves. Perfeito (tirando os árabes que perturbaram a bessa)! Fui sozinha através da Moana Motion. Foram 5 ônibus. Eu caí num que tinham 8 árabes (inquietos e que ficavam passando perfume de 30 em 30min num bus fechado!), e umas meninas "gente boa" da Argentina, México, Colômbia, Áustria, França e Itália. Já de cara na sexta fomos à um pub que fechava 1h30! ¬¬ Aliás Rotorua a partir das 22h são só fantasmas! Tudo fecha! Enfim.. Por um lado foi bom já que no dia seguinte tínhamos que estar de pé as 07h30. 



Visitamos
Wai-O-Tapu Thermal Wonderland, onde tinha uma infinidade de geysers (aliás na cidade já tem uns espalhados aleatoriamente - por isso o cheiro "boooom" de enxofre). 




De lá visitamos um lugar chamado Huka Falls. Lindo! Água azulzinha e beeeeem forte, onde somente profissionais fazem rafting ali. 




Bom, seguimos para Taupo para fazermos o tão esperado Bungy Jumping!!!! Sim, eu fiz! Finalmente! Sonho realizado (ainda não sei como, pq quando olho meu vídeo ainda sinto medo! hehe)! Só depois que saltei que fui ver quantos metros tinham: 47 ! Na hora parecia ter uns 1000, sem brincadeira! Na verdade, quando cheguei no topo do morro e desci do onibus, já fui logo acertar o valor do salto! Nem fui ver como era a vista, a altura..pq se não ia desistir!
O bom é que eu paguei e já fui direto pra base botar o equipamento e saltar! Não esperei nada! Ainda bem..pq se não ia começar ficar na dúvida! E nesse tempo todo, não olhei pra baixo! 
Agora sem brincadeira? Minhas pernas tremiam muito, minhas mãos e até meu rosto..lábios, olhos...meu coração já tava pulando da minha boca! JURAVA que ia ter um infarto ali! Nunca senti tanto medo na minha vida! Mas como falei..foi tudo muito rápido! E quando realmente chegou a hora de pular eu pensei: não posso desistir agora que já cheguei até aqui (se desistir eles nao devolvem seu dinheiro!)..e pensei também: é SÓ me jogar..da água eu não passo, então f***! Aí só vi que era alto quando cheguei lá embaixo e que olhei pra cima! 


o vídeo está no facebook

Mas quando vc tá no meio do salto vc pensa "fudeu..cadê a corda que está me segurando?" São segundos de queda mas que parece ser uma eternidade! Muita sensação de estar voando! Mas qnd a corda chega ao final, o sangue vem toooodo pra cabeça..aííí é ruim! Mas o quê que é isso né diante de tanta adrenalina!?!!

Agora, o pior ninguém sabe: "a gente" almoçou logo ANTES de ir fazer o bungee! Até agora não sei como não vomitei - mãe, não briga comigo! ;] E quer saber? To orgulhosa de mim mesmo até agora, pq dos 5 ônibus que foram, só eu e mais umas 6 pessoas saltamos! o/ 

Bom, em seguida alguns desceram de Luge em Rotorua (uma espécie de carrinho de rolimã que dizem que é super divertido). Esse não fiz (ainda!) pq não queria gastar tanto meu dinheiro em um só final de semana!

À noite fomos todos ao Polynesian Spa. 5 piscinas termais! A menos quente era 38ºC e a mais era 42º. Detalhe, elas estão a céu aberto, ou seja, choque térmico total, pq o frio que anda fazendo... Mas foi muito relaxante! Tomei um banho caprichado pra tirar o cheiro de enxofre e 21h eu já estava dormindo! Capotei!


Domingo foi maravilhoso! De manhã fomos a Maori Village. Acho que foi o que mais gostei! Lugarzinho especial! Não sei nem como descrever! Só indo pra saber! Me emocinei MUITO (de chorar mesmo) nas danças que uma família maori fez!! Vocês dabiam que eles cozinham vários alimentos naquelas águas a quase 100ºC, né?!

















Depois do almoço fomos a Waitomo Caves, uma caverna com estalactites perfeitas!!! Ainda de dentro dela navegamos com um barquinho por uma região sem iluminação artificial onde as glowworms deram um show de perfeição da natureza! São minhoquinhas brilhantes que se instalam no "teto" da caverna! Como se não bastasse isso você sai do barco numa mata fechada cabulosa de linda! 
De lá voltamos pra Auckland...
Acho que se eu tivesse de voltar ao Brasil já, a minha viagem teria valido muito a pena!

Nããão..não me dei por satisfeita! Quero conhecer esse país todo! Já to vendo a próxima trip que vou fazer: esqui na maior montanha daqui da ilha norte mesmo (que agora não lembro o nome)! A cada 2 finais de semana acho que dá pra viajar, né? Que tal!? Quero mais pra frente passar de 1 a 2 semanas na ilha sul também! Dizem e imagino que realmente seja que Queenstown seja a cidade mais incrível da NZ - e que 1/3 da população de lá é brasileira! 

A verdade verdadeira mesmo, seria o máximo se meus pais, irmão e namorado viessem pra cá pra todos viajarmos juntos! Imagina!?!?!? heheh

Ah, não sei se já comentei aqui, mas minha escola é totalmente demais: no centro, com professores excelentes e super engraçados, toda quinta tem filme e toda sexta eles organizam passeios e atividades para os alunos e que sai mais em conta! 
O desta semana é um passeio de manhã à ilha Rangitoto que é aqui pertinho e a tarde uma visita a Sky Tower! Bora lá, né!?

Gente, acho que é isso..deu pra escrever bem hoje, né? huhauha
Da próxima vez (e prometo que será em breve), vou ver se escrevo mais sobre Auckland..da experiência que estou tendo aqui!

Beijos!!!!!



segunda-feira, 11 de julho de 2011

KIA ORA

Oláááá!!!

Dois dias só em Auckland e muito o que falar!
Por onde começar?? Da saudade...dos pais, do namorado, do irmão, do mikezinho, da suelyzinha e sua comida boooooa - sim por que neste quesito já vi que estou lascada aqui! Não sei cozinhar NADA!
Ontem, quando cheguei, à tarde saí pra comer e fazer umas compras no supermercado. Bom não comprei quase nada, 1º pq achei tudo um pouco caro e 2º pq estava sozinha e a pé (até certo momento qnd sem querer cruzei com um pessoal da acomodação). Comprei basicamente coisas pequenas que dão pra comer tanto de manhã quanto à noite..almoço é na rua! Descobri já vários lugares que dá pra encher bem a pança por 5 NZ$, na Queen St. que é onde fica a minha escola, um centro que também tem de tudo!
Mas agora vou dizer com o que fiquei impressionada (digo isso pq EU não tenho esse costume): as pessoas andam demaaaaaais à pé por aqui! Você anda praticamente esbarrando nas pessoas! Hoje, no meu primeiro dia de aula, um árabe bem gente boa daqui da acomodação me mostrou como chegar a escola. Sem brincadeira? Foi + - 1 hora de caminhada, rápida ainda por cima, pq estávamos atrasados, ou seja, MORRI!!! Minhas pernas e pés estão só o bagaço! Mas na volta, vim de bus, claaaro!

Já a escola, acho que vou gostar! Hoje tinha umas 10 pessoas começando, fizemos uma prova de nivelamento e eu caí na turma de intermediário avançado. Bom pra começar..meu professor é uma comédia, faz piada sempre, é a cara do ator Gerard Butler, e o melhor é americano! Sim pq no Brasil a gente aprende inglês americano, o que eu particularmente acho beeem mais fácil! O inglês daqui, peeeeeloamordedeus, é bem difícil! Ao final de toda palavra sai um som de 'a'... e na minha sala, pasmem, de 8 alunos, 7 têm olhos puxados. É verdade! Eu sou a única "diferente". Aliás, na rua só se vê tailandês/ coreano/ chinês/ japonês.. e tem cada estilo (de se vestir)...e se vê muito árabe por aqui também! No geral, pelo pouco que já pude ver, as pessoas que vivem aqui são bem prestativas e atenciosas na hora de te dar informação! E o pessoal aqui da Luau é bem legal também.. são super simpáticos e divertidos. Bom ou ruim 90% das pessoas aqui são brasileiras! A casa é de dois andares, tem 13 quartos e atualmente tem umas 20 pessoas!

A cidade é linda, uma gracinha, tem uns parques maravilhosos, é bem limpa, não vi um cachorro sequer. Mendigo? Acho que ninguém sabe o que isso aqui! Aqui todo mundo vive bem...

O tempo aqui está bom! Fez sol ontem e hoje o dia todo, agora à noite acabou de chover (não sei como, pq vindo pra casa quase não tinha nuvem)..bem que já me disseram que o tempo aqui é maluco! Agora o frio..o bicho tá pegando! O problema é que venta...

Bom, aos poucos estou tirando fotos (do cel, pq da máquina tá sem bateria e ainda tenho que comprar um adaptador de tomada que é diferente do Brasil)!



O quê mais...?


Por enquanto acho que é isso..

Beijo grande!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ESPORTES RADICAIS

Acho que demorou até demais, né para eu falar desse tema por aqui! Logo a NZ que é o país dos esportes radicais…
Bom aqui vai uma breve lista de alguns dos esportes que são praticados por lá, e que são encontrados com facilidade em qualquer canto do país!

>Surfe, wakeboard, mergulho
>Canoagem, vela, windsurf, rafting, jet-boat
>Zorbing, bungee jump
>Mountain bike, trekking, rapel, tirolesa, shweeb
>Pára-quedismo, parapente, asa delta, balonismo,
>Esqui, snowboard
>Rugby, críquete










Eu? Pretendo fazer TODOS! heheh



terça-feira, 21 de junho de 2011

DEMOGRAFIA

Dados principais:
Nome Oficial: Nova  Zelândia (New Zealand/ Aotearoa) – Abreviação: NZ – Cidadania: Neozelandeza (New Zealander)

Idioma: Inglês e Maori (ambas oficiais)

Capital: Wellington


Geografia:
Localização: Sul da Oceania, a sudeste da Austrália – Coordenadas: 41 00 S, 174 00 E

Área: 270.534 km2

Terreno: Predominantemente montanhoso com planícies costeiras

Ponto Culminante: Mount Cook com 3.754 metros, na Ilha Sul

Perigos Naturais: Terremotos, Erupção Vulcânica, Ciclone, Tsunami, Tornado, Nevasca

Recursos Naturais: gás natural, carvão, petróleo, minério de ferro, ouro, madeira, energia termal


Política:
Independência: 26 de Setembro de 1907 (da Inglaterra)

Governo: Democracia Parlamentar

Parlamento: 120 membros constituintes, sendo 69 eleitos pelo povo (incluindo 7 maoris) e 51 por voto porporcional escolhidos pelos partidos, para 3 anos de mandato. Votar não é obrigatório mas ter o título eleitoral sim

Divisão Interna: Não há estados como no Brasil e sim 16 regiões administrativas: Northland, Auckland, Waikato, Bay of Plenty, Gisborne, Hawke’s Bay, Taranaki, Manawatu-Wanganui, Wellington, Tasman, Nelson, Marlborough, West Coast, Canterbury, Otago e Southland

Data Nacional: 6 de Fevereiro (Tratado de Waitangi em 1840- marca do ínício da soberia britânica dobre a Nova Zelândia)


Economia:
Moeda: Dólar Neozelandês (NZD ou NZ$)

Economia: exportação de produtos indutrializados e agropecuários; crescent projeção no setor tecnológico e de turismo também

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 93 bilhões

Salários: média de NZ$ 538/semana. 80% dos trabalhadores ganham até NZ$ 28.000/ano (2009)

Força de Trabalho: 2 milhões

Taxa de Desemprego: 4.2% da população ativa

População abaixo da linha de pobreza: 0

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,907 (muito alto)


População:
Habitantes: 4 milhões

Sexos: Homens 49.9% e Mulheres 50.1%

Idade média da população: 34 anos

Expectativa de vida: média 79 anos- Homens 76 e Mulheres 82

Maioridade: 18 anos

Religião: Católica(15%), Anglicana (24%), Presbiteriana (18%), Metodista (5%), Batista (2%), Protestante(3%), sem religião ou não especificado (33%)

Grupos Étnicos: Neo Zelandeses (Europeus) (74.5%), Maoris (9.7%), Aisáticos (7.4%), Ilhas do Pacífico (3.8%), outros (4.6%)

Crescimento Populacional: 1% ao ano

Taxa de Mortalidade Infantil: 6 em cada 1000 nascimentos

Taxa de Imigrantes: 4 em cada 1000 Neozelandeses

Taxa de Alfabetização: acima dos 15 anos, 99.9%



TÁ CHEGANDO...

Dia 8 de Julho já está aí!
Um pulo!

E o friozinho na barriga?
Uma mistura de nervosismo e ansiedade.. felicidade e saudade......

Já não paro de pensar um segundo! heheh
Perder o sono à noite? Já tá virando rotina!

Ah esta semana posto algo novo!

Beijos, galhera!

terça-feira, 7 de junho de 2011

A CULTURA MAORI

Os Maoris são os originais habitantes indígenas da Nova Zelândia, conhecida por eles como Aotearoa ou “A terra das longas nuvens brancas”. 
A Língua Maori utiliza o alfabeto latino, com apenas 14 letras: A E I O U H K M N P R T W e mais o "g" (apenas minúsculo) associado ao N em "Ng". As cinco vogais podem ser curtas ou longas, sendo as longas marcadas pelo mácrom ( ¯ )sobre as mesmas. O mácron pode ser substituído por trema, circunflexo ou ser grafado como uma vogal dupla.
Ian James criou um alfabeto alternativo e próprio para a Língua Maori, a escrita Mauí (nome de um herói lendário dos Maoris).
Ah, nesse site aqui mostra a pronúncia e o significado de cerca de 100 palavras maoris: http://www.nzhistory.net.nz/culture/tereo-100words

Bom, o estilo de vida Maori é baseado na cooperação, lealdade, orgulho, respeito e concentra-se no Marae, o templo para reuniões. A cultura e hábitos Maoris são ricos e muito interessantes, portadores de extrema espiritualidade onde se mantém toda a tradição de suas artes, lendas, tatuagens (moko), danças e roupas. Para eles, tudo o que está presente na natureza é sagrado, representa deuses e está vivo.

A Haka é um mantra de guerra, em que uma dança é ensaiada para afugentar o inimigo, ou dizer que não se está com medo dele. Nesta dança coordenada, as palavras são cantadas num tom forte e incitam o inimigo a aproximar-se e a encarar. 
Aprenda:
A Haka diz algo que se pode interpretar, mais ou menos assim, "aproxima-te, olha nos meus olhos, eu estou à espera e não estou com medo de ti". Expressões faciais, caretas, mostra de músculos e movimentos com os braços, culminam com um passo à frente, com a postura de quem está prestes a arremessar uma lança e distende-se a língua completamente para fora de forma ameaçadora, com signficado apenas de amedrontar.
A Haka é cantada também, pela selecção de rugby da Nova Zelândia, os All Blacks, como uma tradição, sempre antes do início do jogo. Vai dizer se não é fabuloso e ao mesmo tempo assustador! Olha a expressão de medo do time adversário! hehe



Uma outra tradição, é o Hongi, que é o cumprimento oficial maori, onde se toca o nariz e a testa das duas pessoas.

Bem, agora uma coisa que muitos devem se perguntar é sobre o significado dos pingentes em adereços e também os desenhos espalhados pelo corpo. Para estes há toda uma explicação, um sentido, um significado especial:

- Tiki: forma humana que possivelmente representa os ancestrais. É um símbolo poderoso de boa sorte. A cabeça inclinada siginifica pensamento; as mãos, força; a boca, comunicação; o coração, amor e o quadril, fertilidade.

- Koropepe: “espiral com dois olhos“, esta imagem remete à um peixe ou espécie marinha em movimento, representando um guardião de nova vida.

- Hei Matau: lembra um anzol e representa determinação, força, paz, prosperidade e viagem segura, especialmente sobre as águas.

- Koru: o espiral significa vida nova ou começo, crescimento, harmonia e paz.

- Manaia: Guardião espiritual que protege a pessoa contra o mal. Tradicionalmente com cabeça de pássaro, corpo de homem e rabo de um peixe, criando um equilíbrio entre o céu, terra e mar.

- Patu, Mere ou Wahaika: espécie de arma (taco) manejado para simbolizar o encorajamento e superação das dificuldades e desafios da vida.

-Pikorua: lembra um formato de “8“ o qual representa união de vidas, eternidade, crescimento.

Bom, esses são alguns poucos significados!

Já as moko que são as tatuagens maoris, são distintas das tradicionais feitas com agulha, são feitas com ossos de albatroz e possuem um aspecto mais grosseiro. São uma característica importante na comunidade e significa comprometimento e respeito. Nas últimas 2 décadas houve um ressurgimento da moko como sinal de indentidade cultural. É comum os homens usarem moko no rosto, nádegas, coxas e braços, enquanto as mulheres usam nos lábios e queixo.
Cada desenho é único e expressa a individualidade do usuário tal como genealogia, conquistas, status na tribo, etc. Cada moko tem seu significado. Tubarões, tartarugas, arraias, sol, águias e conchas são comuns.
Neste site a seguir, você pode descobrir um pouco mais sobre a essência delas! http://www.tatuagem.com.br/maori/significado-maori.html





terça-feira, 24 de maio de 2011

AUCKLAND



No idioma Maori, Auckland é conhecida como Tamaki-Makau-Rau–‘a moça com cem amantes '. Ganhou este nome porque era uma região desejada por muitas tribos.

Com um pouco mais de 1 milhão de habitantes espalhados por uma área de cerca de 1.000 km2, Auckland é a maior cidade polinésia do mundo, a maior região metropolitana da Nova Zelândia e também eleita a 5ª melhor cidade para se viver no mundo!
Fundada em 1840, Auckland foi capital da Nova Zelândia até 1865, aí então transferida para Wellington.
Apesar de construída em cima de 50 vulcões (todos inativos, claro!), a cidade tem uma excelente infrestrutura adaptada para receber os turistas. Não é à toa que é um dos destinos da Oceania mais procurados pelos estudantes estrangeiros.
A bela "City of Sails" como também é conhecida (a região abriga o maior número de barcos por pessoa no mundo.), é uma cidade muito tranquila, limpa e multicultural. Tem muito para fazer e conhecer: desde fazer compras até praticar esportes radicais e fazer passeios turísticos. Enquanto o festival da natureza repleta de parques e montanhas reina pelas áreas mais afastadas, o centro da cidade concentra o burburinho, com prédios, museus, lojas, cafés alternativos e restaurantes excelentes com cardápios de diversas partes do mundo.
À noite a cidade é bem agitada! Auckland Central e o bairro de Parnell possuem os melhores pubs, bares, baladas... tudo para todos os gostos!
Já a Queen Street é a principal avenida do Centro comercial de Auckland, e é onde também se localizam as melhores escolas.
A maior cidade da Nova Zelândia é tão diversa quanto o próprio país.
 A cultura maori também está presente em todos os cantos da cidade.

Dicas
> Auckland Museum e o Auckland Art Gallery são ótimos lugares para quem quer aprender sobre a cultura dos nativos e do próprio país;

> A praia de Mission Bay é o principal ponto de encontro dos moradores nos finais de semana. Próximo dali está localizado o Kelly Tarltons Antarctic Encounter & Underwater World, o maior aquário da cidade.


Underwater World
Kelly Tarlton's Antartic Encourter

> Para os surfistas Piha, Bethell’s Beach e Karekare são as melhores opções próximas à Auckland;

> Outras atrações são: Rainbow’s End Theme Park (único parque de diversões da NZ), Auckland zoo (abriga animais do mundo interio), One Tree Hill (o vulcão inativo foi local de maior povoado maori), Auckland Domain (parque mais antigo);

> Um lugar que dizem ser interessante e que vale a pena conhecer é o ICE Pub! Um bar todo feito de gelo: paredes, balcão, bancos e até os copos! Paga-se na entrada um valor de aproximadamente NZ$ 40,00 o que dá direito a meia hora dentro do bar, roupas apropriadas (já que a temperatura é de -5ºC), e um drink;

> Por ser repleta de construções verticais, Auckland possui o maior edifício do hemisfério sul, a Sky Tower, de onde é possível saltar de bungee jump;

> As melhores compras podem ser feitas no Monte Wellington, no Victoria Park Market, na Newmarket, Dress Smart e nos free shops do aeroporto e também do DFS Galleria (no Old Customhouse);

> O cinema às terças ou quartas feiras costumam ser mais baratos (para estudante).
                                         
Informações úteis
> Clima: A média da temperatura máxima diária é de 23,7 °C em Fevereiro e 14,5 °C em Julho
> Fuso Horário: + 15h
> Código Telefônico de Área: 09


Distâncias Rodoviárias do centro de Auckland até:
Aeroporto
21 Km
30 min.
Pahia
240 Km
3 horas e 30 min.
Wellington
660 Km
7 horas e 30 min.
Hamilton
126 km
2 horas
Rotorua
235 km
3 horas e 30 min.
Tauranga
210 km
3 horas
Waitomo Caves
200 Km
2 horas e 30 min.
Taupo
280 Km
4 horas



Bom, tá aí um pouquinho sobre essa cidade em que vou morar! Quando eu chegar lá, eu dou mais detalhes!